quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Manhãs luminosas e os hábitos

As minhas manhãs são marcadamente calmas. Bem mais agora que não trabalho, logicamente, mas quando trabalho também o são - faço questão de me levantar mais cedo para me arranjar, fazer um pequeno-almoço como manda o meu metabolismo, que amanhece cheio de fome e para tomá-lo em paz, tranquilidade e com a televisão ligada ou a colocar a leitura em dia. É claro que não me deito muito tarde e assim, consigo sempre levantar-me a horas decentes para aproveitar bem o dia.

Mas nem sempre foi assim. Nos meus tempos de escola primária, a minha avó conta-me que eu tinha uma enorme dificuldade para acordar cedo e também para tomar o pequeno-almoço antes de rumar à escolinha. Não comia nada, só tomava a primeira refeição do dia no intervalo grande das dez, onze horas. Um crime, pois ficava em jejum e com a cabeça a meio gás até às onze da manhã. E foi assim muito tempo seguido, demasiado até. Mas os hábitos, felizmente, adquirem-se e definitivamente, eu ainda tenho muitas boas condutas para aprender.

Pais deste mundo, façam favor de deitar cedo os meninos e habituarem os mesmos a um rico pequeno-almoço, com pão, leite, fruta. Desabituem-nos de cereais ou bolos carregados de açúcar.

2 comentários:

  1. Ai que eu queria tanto levantar-me assim cedo e ter tempo para fazer tudo devagar como gosto!!

    É uma das resoluções que tenho de cumprir este ano!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso também gosto de me levantar com calma para ter tempo para fazer tudo ao meu ritmo :) Mas nem sempre fui assim, antigamente era tudo à pressa! :P É como dizes, os hábitos educam-se ;)

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar