domingo, 19 de fevereiro de 2012

Alimentação - Como para viver e não vivo para comer!

A alimentação é quase tudo no nosso sistema. Concilia muitos dos nossos pontos fortes e muitos dos nossos pontos fracos. Neste mês de mudança na minha vida, a minha alimentação foi das piores de sempre. Não me alimento como deveria ser. Como muito e mal e parei o exercício físico. Se parar para pensar - foi um mês a alimentar-me pessimamente e a estar sentada. Ora bem, estaria tudo menos mal se isso não se reflectisse no meu estado emocional - o que se reflecte e bem. E isto tudo, também, se reflectiu no meu corpo. Mais 4kg, de massa gorda, obviamente. E isto, para quem como eu, adora estar em forma, é quase desesperante. Na minha saúde, também se reflectiu, tenho as defesas em baixo, noto tanto que nem imaginam. Talvez isto esteja tudo mais acentuado porque era bastante disciplinada e fazia exercício 5x por semana.

De modos que é isto, estou no limbo, na chamada 'corda bamba'. Acabaram-se as porcarias só porque não há tempo, porque estou aborrecida, porque estou contente, porque me aborrece pensar. Agora já fui obrigada a pensar - mais 4kg. E isto é tanto no meu corpo. E isto é tanto na minha saúde. E isto é ainda mais no meu humor. Começo logo a desmoralizar. Vou cumprir um plano alimentar, o meu, o que faço sempre de cor. Sem ajuda de nutricionistas. Mas por exemplo, os lanches é que me lixam. Tomo o pequeno almoço certinho, o almoço certinho e o jantar certinho. Então e o que como a meio da manhã e a meio da tarde? Levar fruta e comer a fruta lá não é propriamente agradável. E bolachas fazem mal - todas! Preciso de dicas.

E é isto. Diga-se de passagem que chegou o momento de voltar a cuidar de mim, depois de uma paragem de 1 mês não consecutivo, vá. E por isso, se virem os meus menus aqui expostos, é normal. É mesmo para eu seguir isto com pés e cabeça. Escrever o que como é uma forma de me manter racionalmente a par.

Corpo e alma cuidados - em conformidade!

10 comentários:

  1. Eu também estou com mais 4quilos...e estou a passar-me dos carretos...segunda ou quarta o mais tardar já vou voltar ao ginásio...quanto a lanches querida...tenho exactamente o mesmo problema que tu..eu muitas vezes levo iogurtes líquidos magros, são fáceis de beber e acalmam o estômago até ao almocinho...também á aquelas frutas da compal... individuais e sem adição de açúcar..mas acho caras! :))..vamos lá...força! bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carmencita :-) Ginásio ainda não tenho, quero tanto.. e também costumo levar iogurtes líquidos para o trabalho, mas fico sempre com fomicha à mesma.. Bora lá. Esses sumos de fruta são bons, bons... E caros :S

      Eliminar
  2. ah...tem um erro ortográfico...é Há...e não "á"! :))
    bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Nesta fase de mudança, é fácil arranjar-mos "desculpas" para fugirmos ao que nos faz bem!
    No emprego não podes parar para comer?
    Ideias para lanches :a fruta já cortada e que seja fácil e rápido de comer; iogurtes (se não tiveres muito tempo, os líquidos são os melhores); tostas integrais; bolachas de arroz; 1 pacotinho de leite ; 1 sumo de frutas sem adição de açucar;
    Vou esperar pelos teus menus para tirar ideias! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu é que és a verdadeira inspiração para mim. Obrigada pelo encorajamento, vale sempre! Hoje estou aqui a sentir-me inchada, inchada.. parece que engoli um balão!

      Eliminar
  4. Sugestão: Barras de cereais. Têm à volta de 100kcal (umas um pouco mais, outras um pouco menos).

    Mas para te consolar: 4kg a mais num corpo de 1,80cm não se nota quase nada. Já os meus 4kg a mais no meu corpo de 1,57cm... =S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Almond como estamos de dietas? precisas? vamos lá, se precisares de dicas, estamos na luta camarada!

      Eliminar
  5. LOL,
    aposto que um mês de 1o emprego será o suficiente para me fazer perder 4kg num instantinho -.-

    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o meu é sentadinha, imagina o meu cu........

      Eliminar
  6. Quanto às bolachas, as mais saudáveis são "Maria" porque têm açucar e o nosso cérebro/músculos funcionam essencialmente a glicose, as de água e sal, têm mais gordura e não são, de todo recomendadas, de vez em quando pronto, só para não enjoar :) e acompanhadas de um iogurte e/ou uma peça de fruta é o ideal entre as refeições. Repare, um iogurte liquido + 2/3 bolachas Maria ou Torrada têm cerca de 100 Calorias e é saudável.
    Coragem :)

    ResponderEliminar