segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Nós por cá nesta crise [uma das respostas]

Sócrates? sim também vá, mas Guterres também, vem de trás, lá no nosso passado presente, meus caros.
Mas calma miúdos. Nós, os 10 milhões, somos, também, culpados de tudo isto. A saber - vocês têm orgulho demonstrado na nação? praticam tal valor? só agora? desde sempre? pois. A solução desta crise estará, definitivamente, no equilíbrio da balança: +exportações -importações. Mas os portugueses adoram comprar coisinhas do estrangeiro, ah é a loucura, o êxtase, o cúmulo do chique...encomendar uns produtozinhos vindos de lá de fora, upa upa. E os produtos portugueses bóiam na maré... Parece que temos vergonha do que é nosso. Ai que é tão bom e tão melhor o que os ingleses fazem, ai senhor. Então e as séries ma-ra-vi-lho-sas que eles fazem, as músicas da berra que traduzidas são desastrosas, ulálá. Eu também gosto, calma. Mas não vejo mal ao mundo nas nossas telenovelas nacionais, nos Emmys ganhos pela nossa sétima arte, nos produtos made in tuga, nas nossas canções, no nosso Fado, nas nossas pessoas. Vejo muita gente com a ideia enraíza de que o que é bom, vem de fora. É chiqueeee, que dói. Sabem porque estamos em crise, minha gente? Des-va-lo-ri-za-ção do que é nosso. Em grande parte, por isto. Agora existe um anúncio da cocacola com algumas das razões para acreditar num mundo melhor, veio logo um português fazer um vídeo para atribuir descrédito aquilo - devolvendo boas razões para nos mantermos depressivos. Ah não. Vocês valham-me, por favor. E não falo aqui das pessoas que, por baixo poder de compra, não podem comprar produtos nacionais e se dirigem aos chineses ou a outras marcas baratas. Falo aqui de desdém, do pouco me rala o que é nosso. Da mentalidade de que é in comprar fora, é in tudo o que é dos outros. 

Na minha terra costuma-se dizer.. a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha.

3 comentários:

  1. Comecem a vender cá Ovomaltine em tabletes que eu deixo de encomendá-lo a toda a viv'alma que vai a Inglaterra, Suíça ou Alemanha... -_-

    ps: doidoi no encefalo = dor de cabeça --> sobrecarga de estudo em dia pré-exame.

    ResponderEliminar
  2. Estou plenamente de acordo contigo. O labrego do português quer ser tão chique que ignora o que temos de bom, só por causa de estrangeirismos. É o cúmulo. Estive 3 meses em Itália e ficaram com a maior cara de espanto quando lhes disse que em Portugal se falava Português e que não, não eramos espanhóis -.- É uma vergonha.

    ResponderEliminar
  3. essa do ovamaltine eh a melhor lool. há chocolates disso cá pah. eu nunca provei, mas já ouvi falar acho..

    ResponderEliminar