quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A psicologia da vida

Não me formei em psicologia. Mas a minha maneira de estar na vida passa pela psicologia. Não acho que tivesse que ter essa profissão. Não se trata de um trabalho. Trata-se da minha maneira de estar na vida. Gosto de perceber pessoas. De lhes entender feitios. E de saber mentalidades. Normalmente, os meus amigos gostam muito de falar comigo. Expor-me os seus problemas e as vicissitudes das suas vidas. Traço uma análise fundamentada e bem sustentada. Existe sempre uma razão para tudo. Sei perfeitamente reconhecer os defeitos daqueles que amo. Não tento arranjar desculpas para os actos dos mesmos. Sei o que se passa. Consigo, claramente, definir o porquê. O homem que mais amei [até ao dia presente de Dezembro de 2011] reconhecia em mim alguém que descobria os traços da sua personalidade, que ele mesmo não tinha noção. Ora bem, isto para mim também funciona. Sei perfeitamente os grandes porquês da minha personalidade. Não me sei por completo. Não. À medida que a vida se vai desenrolando, aí, vou descobrindo através da minha reacção, mais traços do banana do meu feitiozinho [sou uma paz de alma].
No entanto, uma coisa sei. Sempre tive muitos exemplos daquilo que não quero para mim. Tenho também a noção de que a minha opinião não é soberana, não é a última palavra. Uma pessoa forte, frontal, directa, de bem com a vida, não acha que a sua maneira de estar na vida é a melhor e única possível. Não, isto não é ser uma grande pessoa, nem uma Mulher como deve ser e tal. Isto é descredibilizar o resto do mundo. É ser fechado. É tramado, porque normalmente estas pessoas, dificilmente, mudam. Isto tudo para dizer que adoro ter neste meu mundo a oportunidade de poder conhecer pessoas. E todos os dias, conheço melhor alguém.


Ninguém me chame Maya. Também me passam a perna, humpf.

1 comentário:

  1. Gosto da psicologia da tua vida. Também sou um bocado assim. Às vezes até acho que tanta psicologia me trama, acabo por me debater demasiado com os "porquês".

    ResponderEliminar